A apunhalada
A senhora Maria Izolda Cela de Arruda Coelho (SEM PARTIDO) (QUE DIABO É IZOLDA?) tem 62 anos e foi a primeira mulher a assumir o comando do Governo do Estado do Ceará efetivamente.
A ideia era ela substituir Camilo Santana do PT, que deixou o governo para ser candidato ao senado, cargo para o qual foi eleito, e depois passar o bastão para o próximo governador que seria do PDT.
Todavia, como a política tem um mosquitinho que pica aqueles que se envolvem com ela, levando-os a se viciar em fazer política, Izolda foi se acomodando no governo e gostando de governar.
Não demorou muito para a turma começar a dar “corda” na governadora para ela disputar a candidatura do partido. Todavia, o grande cacique do PDT no Ceará, o eterno presidenciável derrotado com uma votação cada vez menor, Ciro Gomes, já tinha escolhido seu candidato, o Pinguim, digo, buchudinha, perdão, Roberto Cláudio.
De repente, não mais que de repente, fez-se triste o que se fez amante, como diria Vinícius, e aquela união para lá de estável entre PDT e PT começou a ter algumas turbulências.
Alguns leigos na política, entre os quais eu me enquadro, acreditavam que era apenas jogo de cena, uma briga de mentirinha, um teatro, uma cortina de fumaça pra esconder a candidatura da oposição. Alguns, mais inteligentes e de visão mais aguçadas e não míopes, capazes de ver o além e por entrelinhas, diziam que a briga era real.
Num é que estes últimos estavam mesmo certo. Luciano Cléver, jornalista e apresentador do programa Café com Cléver, opa, Conexão Paraíso, única voz sobralense (na verdade ele é do Araras, atual Varjota, então não tinha nenhuma voz sobralense) a defender esta tese, que o diga.
E na primeira disputa eleitoral de Izolda, ela levou sua primeira punhalada. Apoiada pelo Camilo e pelo PT. Sem apoio do Ciro. Roberto Cláudio foi o escolhido para disputar o governo. Mas será que ela foi apunhalada mesmo ou foi ela quem descumpriu o acordado? Não sei.
Só sei que para alguns membros do “Petê” ela foi apunhalada.
Mas Izolda saiu vitoriosa. Tanto que quem alegou ter sido apunhalado também foi Ciro Gomes.
No resultado eleitoral. Elmano, candidato que ela apoiou diretamente, foi eleito no primeiro turno de forma surpreendente. Roberto Claudio, amargou sua pior derrota eleitoral, ficando em terceiro e perdendo em Fortaleza, cidade que ele foi prefeito, para o Capitão Wagner. Ciro, ficou em terceiro no Ceará e em Sobral, perdendo até pro Bolsonaro.
Camilo saiu fortalecido e entrou de cabeça na campanha de Lula. Izolda, embora não tenha aparecido no palanque na campanha, depois também aderiu em vídeos.
Todos eram só elogios para a “mãe” da educação de sucesso de Sobral e do Ceará (o pai, saudoso professor Edgar Linhares, ninguém nem lembra mais).
Era Elmano, Camilo e Lula elogiando Izolda.
Lula Foi eleito.
Veveu foi chamado para equipe de transição.
Imprensa do sul e sudeste apontam Izolda como uma das favoritas para assumir o Ministério da Educação.
Até que…
Alguns petistas que defendiam a Izolda para ser governadora do Ceará, começaram a criticar o nome dela como ministra do país.
De acordo com notícias recentes quem deve assumir o importante MEC é Camilo Santana.
Bem, como disse Veveu, em sua conta pessoal no Twitter, “nunca se surpreenda com o ser humano”. É Veveu. Quem veveu, verá.
Indireta pra quem? Não sei. Para mim não foi.
Izolda foi apunhalada e preterida mais uma vez? Fica a pergunta aos petistas, que fizeram o mesmo que tanto criticaram no PDT.
Alguns dizem que ela ao olhar pro Camilo disse: “Até tú, Camillus” outros dizem que ela não disse isso, mas pensou, outros ainda dizem que ela não disse e nem pensou nada disso.
Qual será o desfecho desta história?
Não perca as cenas dos próximos capítulos e se quiser sair da mesmice que se falam no rádio sobralense e ouvir alguém que tem uma visão que você pode não gostar e até não concordar e isto é salutar. Escute e/ou veja o Luciano Cléver na Paraíso FM 101,1.