HRN não está entre as prioridades na interiorização da saúde
Nova gestão da Secretaria da Saúde afirma que interiorizar serviços é um dos principais focos dos próximos anos.
Mutirão de cirurgias eletivas, fortalecimento da regionalização e da atenção primária. Esses devem ser os focos da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), nos próximos anos – e para atingi-los, algumas unidades de saúde de Fortaleza e do interior passarão por mudanças.
As informações são da nova titular da secretaria, a médica infectologista Tânia Mara Coelho. Além de ter como prioridade diminuir a fila para cirurgias eletivas, que já acumula cerca de 60 mil pessoas, Tânia destaca a necessidade de ampliar a oferta de profissionais e de especialidades nos municípios mais distantes da Capital.
“Temos de levar à população do interior serviços de alta complexidade, principalmente nos nossos hospitais regionais, evitando que o paciente tenha que se deslocar uma grande distância pra ser atendido”, pondera.
Nesse processo de interiorização, uma das marcas da gestão anterior, os Hospitais Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ) e do Sertão Central (HRSC) terão prioridade inicial.
O primeiro serviço que queremos abrir dentro do HRVJ é o de oncologia. Vamos contemplar um grande vazio assistencial. Além disso, o serviço de traumato-ortopedia: aquela região tem uma grande necessidade de atendimento a traumas.
Já no Sertão Central, a secretária afirma que será aberta uma emergência de neurologia. “Já temos o serviço de neurocirurgia, e queremos tornar a região uma referência em neurologia, diminuindo a vazão de pacientes para Fortaleza”, projeta.