Deputado quer proibir cirurgias de resignação sexual a menores de 21 no estado do Ceará

Deputado Estadual, Apóstolo Luiz Henrique (Republicanos).
Compartilhe

O projeto de lei foi lido em sessão na Assembleia Legislativa do Ceará(Alece) e já está tramitando na Casa.


Tramita na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) o projeto de lei n.º343/2002, que visa proibir a terapia hormonal a menores de 18 anos e cirurgias de redesignação sexual a menores de 21 anos, nos hospitais e clínicas públicas e privadas do Estado. A autoria do projeto, lido em plenário é do deputado Luiz Henrique (Republicanos).

Em 2020, o Conselho Federal de Medicina (CFM) reduziu de 18 para 16 anos a idade mínima para a terapia hormonal. No entanto, portaria do Ministério da Saúde sobre o processo transexualizador no SUS mantém 18 anos como idade mínima.

Conforme a proposta, fica proibida a realização de terapia hormonal e cirurgia de resignação sexual no Ceará. O objetivo, segundo o parlamentar, é proteger crianças e adolescentes, garantindo, segundo ele, que fatores externos não afetem o desenvolvimento natural da sexualidade dos jovens. “A proposição visa evitar que medidas sejam tomadas de forma precoce e evitar que seja imputado a crianças e adolescentes processos transformadores que ao fim se tornam irreversíveis e angustiantes para estas pessoas”, destaca Luiz Henrique na justificativa do projeto.

Entre as enfermidades apontadas na justificativa do parlamentar, estão doenças cardiovasculares, osteoporose, infertilidade, além do risco de câncer e de trombose.

(*) Informações do Opinião Ceará

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content