Mães denunciam demora para receber alimento para crianças alérgicas a leite

Compartilhe

Sem receber a lata, que custa em média R$ 200,00, as mulheres procuram outras alternativas para alimentar os bebês.

Mães com filhos alérgicos à proteína do leite da vaca reclamam da demora para receber a fórmula repassada pelo Governo do Ceará. Elas estão esperando uma resposta desde dezembro. Sem receber a lata, que custa em média R$ 200,00, as mulheres procuram outras alternativas para alimentar os bebês.

Famílias cadastradas no Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) voltam para casa sem receber o Neocate. Ana Márcia que é de IPU, no interior do Estado, diz que o filho dela tem sintomas fortes. A família não tem condições financeiras para alimentar o filho.

“O leite é bastante caro, a gente não tem condições pra manter. Fizemos uma rifa pra comprar o leite, porque não tínhamos condições”, explicou.

Aline Saraiva, que é Presidente da Associação de Familiares e Amigos de Crianças com Alergias explica o quão difícil é depender do alimento e a urgência das mães da capital e interior.

“É imprescindível a gente se colocar no lugar das mães que tem um filho com condição de saúde específica, que é o caso da alergias alimentares. Um bebe de até um ano de idade, quando ele desenvolve a alergia, no sistema imunológico ele precisa de uma formula que substitua e que dê condições para que ele cresça de forma normal.

A APLV é mais comum em bebês e crianças. O sistema imunológico reage às proteínas do leite e é o suficiente para as alergias. Um projeto de lei de 2021 obriga a distribuição do alimento apropriado para o público até quatro anos de idade que tenham está condição alimentar.

As alergias alimentares ocorrem quando o sistema imunológico do corpo responde de maneira anormal a certos alimentos. Normalmente, o sistema imunológico ajuda o corpo a combater as coisas nocivas como no caso dos patógenos. Para pessoas com alergias alimentares, o sistema imunológico identifica incorretamente certos componentes dos alimentos como prejudiciais e produz uma resposta inadequada.

Isso leva a desagradáveis sinais e sintomas associados com alergias que às vezes podem ser fatais. Mais de 120 alimentos são reconhecidos por causar alergias alimentares.

A alergia à proteína do leite de vaca (APLV), também conhecida como alergia ao leite de vaca (ALV), é uma das alergias alimentares mais comuns em bebês, e geralmente aparece antes de 1 ano de idade. Às vezes, a APLV é confundida com intolerância à lactose, mas elas são muito diferentes: intolerância à lactose não envolve o sistema imunológico do corpo. Os dois compartilham alguns sinais e sintomas, como problemas de estômago e intestino (como gases e diarreia).

No entanto, embora a APLV geralmente ocorra em bebês com menos de 1 ano de idade, a intolerância à lactose é muito rara em crianças com menos de 5 anos de idade.

Fonte: PortalGCMais

Você pode gostar

Longe da TV desde a demissão da Globo em 30 de janeiro, ele prometeu que está pronto para voltar ao trabalho.
Ela contou que usaram um trecho de uma entrevista feita por ela para promover um falso tratamento ocular e declarou que muitas pessoas acreditaram na mentira.
O caso está sendo analisado pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar
Publicidade