PDT anuncia apoio a Rodrigo Pacheco à presidência do Senado
O partido de candidato derrotado à presidência, Ciro Gomes, têm três senadores. Pacheco é apoiado pelo atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e pelo presidente Jair Bolsonaro, além de partidos como PT e PL.
Nesta quinta-feira (14) o PDT, do presidenciável derrotado Ciro Gomes, anunciou apoio à candidatura do senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) à presidência do Senado. A bancada pedetista possui três senadores.
Outros partidos, como PT e PL, também já anunciaram apoio a Pacheco, que é candidato do atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e do presidente Jair Bolsonaro.
Em nota, o partido afirma que considera que Pacheco reúne as características para assegurar que o Parlamento cumpra o seu papel de ajudar na recuperação da economia e garantir a estabilidade institucional e democrática.
Para isso, na avaliação da legenda, é preciso haver uma condução “firme, independente, coerente, porém serena, madura e visando acima de tudo os interesses do país”.
“O PDT considera que o senador Rodrigo Pacheco reúne as características acima citadas e, portanto, tem as melhores condições de liderança para exercer o papel de presidir a Casa”, afirma trecho da nota.
A legenda, no entanto, ressalta que esse apoio “não representa um alinhamento automático da bancada pedetista às pautas defendidas por todos os partidos que estão na base” da candidatura dele.
O PDT acrescenta ainda que “se manterá em posição de independência e oposição responsável ao governo federal”.
Entre os temas considerados caros ao partido estão a “manutenção do estado democrático de direito, os ideais trabalhistas, a proteção à educação e saúde públicas de qualidade, o respeito aos direitos das minorias, com igualdade de oportunidades entre todos, independentemente do gênero, raça, credo ou origem, e a proteção dos mais vulneráveis”.