Velório do historiador Boris Fausto é realizado nesta quarta-feira em São Paulo
Autor dos livros “A Revolução de 30” e “Crime e Cotidiano” morreu aos 92 anos.
O velório do escritor Boris Fausto, autor do livro “A Revolução de 30”, é realizado na manhã desta quarta-feira (19) na região dos Jardins, em São Paulo. Ele morreu na noite da última terça-feira (18), aos 92 anos.
A causa do falecimento não foi divulgada. Em junho de 2021, o cientista político chegou a ter um AVC, mas se recuperou bem, segundo a família.
Boris Fausto é considerado um dos grandes historiadores do país, principalmente pelos estudos sobre o movimento conhecido como tenentismo e o fim da República Velha.
Em documentário lançado em 2018, Boris Fausto disse que quase não publicou o livro “A Revolução de 30”, em 1969, na época do regime militar. “Eu encaminhei para o editor e ele disse ‘olha, você vai me desculpar, com o clima que está, não posso me arriscar a publicar esse livro”, contou.
Com diversas obras sobre o período, ele ajudou a entender o Brasil do início do século 20 e provocou uma mudança nas análises dos acontecimentos históricos.
Outra grande obra da carreira do escritor foi “Crime e Cotidiano”, que faz uma análise sobre a criminalidade em São Paulo entre 1880 e 1924 e é apontado como um dos principais estudos da área de Ciências Sociais.
O historiador lançou a última obra em 2021: “Vida, morte e outros detalhes”, que traz contos e memórias.
Fonte: Band