Governo Federal determina que prefeituras façam reservas de vacinas para 2ª dose

Compartilhe

Em documento expedido há 3 dias, o Ministério da Saúde  é claro quanto à necessidade de manter a dose de reforço. Prefeituras querem usar já todo o estoque para ampliar número de pessoas vacinadas.

O Ministério da Saúde determinou que municípios não usem todo o estoque da CoronaVac enviado nesta semana, para garantirem metade do quantitativo para as doses de reforço.  A circular do secretário-executivo da pasta, Elcio Franco, foi encaminhada a todos os secretários estaduais de Saúde como procedimento de padronização nacional do PNI (Plano Nacional de Imunizações).

Embora estados e municípios tenham autonomia administrativa, a coordenação federal do PNI é estabelecida por lei. A orientação ocorre no momento em que alguns prefeitos já começam a queimar todo o estoque de vacinas para a primeira dose enquanto aguardam para aplicar o reforço com a chegada de novos lotes.

O documento, enviado no último dia 19, enfatiza que o quantitativo da CoronaVac enviado aos estados e municípios é destinado a vacinação de 2,8 milhões de pessoas (já considerando perdas de doses) dos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde e governos estaduais.

“Faz-se necessário destacar a necessidade de completar o esquema vacinal com as duas doses da vacina (intervalo de 02 a 04 semanas), no tempo determinado em bula pelo laboratório, a fim de que haja adequada imunização”, destaca.

O próprio Instituto Butantan enfatizou recentemente que a vacina requer as duas doses completas. A incerteza em relação à disponibilidade futura de doses da CoronaVac é o pano de fundo da recomendação do Ministério da Saúde.

Há uma demora além do que estava previsto para o envio de matéria-prima da China para o Instituto Butantan retomar a produção da vacina. Um novo lote de 4,8 milhões de doses deve ser liberado para uso emergencial pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na tarde desta quarta-feira (22).

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content