Reriutaba registra maior chuva do Ceará nas últimas 24 horas
O município de Reriutaba, localizado na região da Ibiapaba, a 70 km de Sobral, registrou a maior chuva do Ceará nas últimas 24 horas. Ao todo, foram observados 41 milímetros (mm) de precipitação na cidade, entre as 7 horas de terça-feira, 16, e as 7 horas de quarta-feira, 17.
Paracuru, com 34 mm, e Ipueiras, com 16 mm, completam a lista dos maiores registros no período.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a tendência para esta quarta-feira, 17, é de que o céu varie entre parcialmente nublado a com poucas nuvens em todas as macrorregiões do Estado.
Chuvas isoladas podem ocorrer durante toda a manhã na faixa litorânea, na região da Ibiapaba e no Cariri. Nas demais áreas, a chance de chuvas é menor.
Ainda de acordo com o órgão, a quinta-feira deve ser de precipitações em todas as regiões do Ceará. As chuvas devem se manter de forma isolada na faixa litorânea, na Ibiapaba e no Cariri, mas, desta vez, chegam também ao Sertão Central e Inhamuns, nos períodos da noite e da madrugada.
Já na região Jaguaribana e no Maciço de Baturité, a previsão é de alta possibilidade de chuvas.
O céu deve permanecer parcialmente nublado e com poucas nuvens na sexta-feira, 19, em todas as macrorregiões do Ceará. Há alta possibilidade de chuvas, mas isoladas ao longo de todo o Estado.
Chuvas no Ceará: o que influencia ocorrências nesta semana?
A Funceme informa que as chuvas passageiras no Ceará, nesta semana, estão relacionadas a áreas de instabilidades vindas do oceano Atlântico e do leste do Nordeste do Brasil, além da atuação de sistemas de brisa e dos efeitos locais como temperatura e relevo.
Principal indutor das grandes chuvas do Ceará, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) permanece afastada do litoral cearense, o que dificulta o registro de chuvas generalizadas no Estado.
Confira as 10 maiores chuvas do Ceará nas últimas 24 horas
- Reriutaba: 41 milímetros
- Paracuru: 34 milímetros
- Ipueiras: 16 milímetros
- Caucaia: 12.4 milímetros
- Fortaleza: 12 milímetros
- Baturité: 11 milímetros
- Itapipoca: 10.4 milímetros
- Acaraú: 10.2 milímetros
- Camocim: 10 milímetros
- Trairi 9 milímetros
Fonte- O povo