Especialista orienta a beneficiários do INSS como não cair em golpes ou fraudes
Serão mais de 37 milhões de aposentados e pensionistas com o recurso extra a partir do dia 25 deste mês de maio
Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de todo o país estão prestes a receber o 13º salário mínimo. Serão mais de 37 milhões de aposentados e pensionistas com o recurso extra a partir do dia 25 deste mês de maio.
Por isso, é indicado ficar atento e tomar cuidado para não cair em golpes por descuido e acabar perdendo o dinheiro recebido.
O INSS alerta que golpistas se passam por servidores do órgão para obter dados pessoais dos segurados, usando como isca a prova de vida. As abordagens podem ocorrer por carta, e-mail, telefonia ou mensagem de celular (WhatsApp ou SMS). O órgão alerta que não solicita qualquer tipo de documento pessoal ou foto através dos canais digitais.
Além disso, o INSS destaca que, caso alguém receba alguma ligação suspeita que solicite esses dados, desligue o telefone imediatamente. Se a abordagem for por mensagem de texto, bloqueie o número de telefone.
O advogado especialista em direito tributário Washington Barbosa frisa que além dos cuidados por meio da internet, é importante não fornecer senhas e documentos ao sair de casa. “Agora os beneficiários do INSS vão receber o 13º salário, e nesse momento é preciso ter muita atenção! Cuidado na hora de ir para o banco, não ter pessoas próximas, não passe o seu cartão para nenhuma pessoa, muito menos a sua senha.
Existem vários golpes que estão sendo feitos, o INSS não liga para ninguém, os bancos não ligam para ninguém. Então não aceite qualquer tipo de ligação que peça o seus dados, que peça número de senha, qualquer tipo de situação da espécie”, afirmou Barbosa.
Tentativas de golpes devem ser denunciadas à Ouvidoria pela internet ou pelo telefone 135. Caso tenha sofrido um golpe, registre um Boletim de Ocorrência e comunique aos órgãos envolvidos.
Aqueles que recebem até um salário mínimo terão as parcelas disponíveis a partir do dia 25 de maio e 25 de junho. Para os que recebem acima desse valor, o pagamento será entre os dias 1 e 7 de junho.
Fonte: GCmais