Suspeita de gripe aviária em humano no ES é descartada pelo Ministério da Saúde

FILE PHOTO: Chickens sit in cages at a farm, as Argentina's government adopts new measures to prevent the spread of bird flu and limit potential damage to exports as cases rise in the region, in Buenos Aires, Argentina February 22, 2023. REUTERS/Mariana Nedelcu/File Photo
Compartilhe

De acordo com o Ministério da Saúde três outros casos estão sendo investigados.

O Ministério da Saúde descartou a suspeita de gripe aviária em um funcionário do Parque Fazendinha no Espírito Santo, onde foi encontrada uma ave com a doença. A pasta esclareceu em nota que apenas um dos 33 funcionários do parque teve resultado do teste negativo.

“O resultado divulgado hoje informa que o caso suspeito teve resultado laboratorial negativo para todos os alvos testados – ou seja, foi descartado para Influenza Aviária (H5N1). Das outras 32 amostras, 30 foram negativas para todos os alvos testados e 2 testaram positivo para vírus que já estavam em circulação (Influenza A e Influenza B)”, diz a nota.

O ministério afirma ainda que três outros pacientes do estado apresentam sintomas condizentes com a doença, sendo que um dos casos foi descartado. Os outros pacientes foram isolados e estão sendo monitorados enquanto aguardam resultados das amostras coletadas.

Em nota a pasta orienta investigação de todas as pessoas que tiveram contato com os animais: “As amostras foram analisadas pelo laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro, após encaminhamento do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Espírito Santo. O Ministério da Saúde orientou busca ativa para investigação de todas as pessoas que tiveram contato com os animais”, diz a nota.

Com informações da Agência Brasil

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content