Suspeita de gripe aviária em humano no ES é descartada pelo Ministério da Saúde
De acordo com o Ministério da Saúde três outros casos estão sendo investigados.
O Ministério da Saúde descartou a suspeita de gripe aviária em um funcionário do Parque Fazendinha no Espírito Santo, onde foi encontrada uma ave com a doença. A pasta esclareceu em nota que apenas um dos 33 funcionários do parque teve resultado do teste negativo.
“O resultado divulgado hoje informa que o caso suspeito teve resultado laboratorial negativo para todos os alvos testados – ou seja, foi descartado para Influenza Aviária (H5N1). Das outras 32 amostras, 30 foram negativas para todos os alvos testados e 2 testaram positivo para vírus que já estavam em circulação (Influenza A e Influenza B)”, diz a nota.
O ministério afirma ainda que três outros pacientes do estado apresentam sintomas condizentes com a doença, sendo que um dos casos foi descartado. Os outros pacientes foram isolados e estão sendo monitorados enquanto aguardam resultados das amostras coletadas.
Em nota a pasta orienta investigação de todas as pessoas que tiveram contato com os animais: “As amostras foram analisadas pelo laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro, após encaminhamento do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Espírito Santo. O Ministério da Saúde orientou busca ativa para investigação de todas as pessoas que tiveram contato com os animais”, diz a nota.
Com informações da Agência Brasil