Tribunal de Contas cobrará Câmara Municipal de Santa Quitéria por falta de transparência
Na lei, a missão do vereador é fiscalizar e cobrar o correto funcionamento e transparência dos órgãos públicos, porém, isto não vem ocorrendo na prática. O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) vai cobrar explicações da Câmara Municipal de Santa Quitéria, que há cinco meses, não informa ao órgão, o quanto custou para os cidadãos quiterienses em despesas e contratos.
No Portal da Transparência, não aparece nenhum dado referente a este ano, o que é atestado pelo relatório de inadimplência, confirmando que o Sistema de Informações Municipais (SIM) não foi entregue. Dentre os mais altos gastos por lá, estão as diversas assessorias, responsáveis por esta função de alimentar os sistemas.
O curioso é que, na semana passada, a maior parte dos parlamentares participou de um curso do próprio TCE, que diz respeito diretamente a execução de despesas do Legislativo.
Além do tribunal, quem também cobrará respostas sobre a falta de transparência da Câmara é o Ministério Público, que tem sido altamente criterioso nas fiscalizações de irregularidades.
Fonte- Avo de Santa Quitéria