Ceará tem mais de 7 mil acidentes de trânsito em 2023

Compartilhe

O Ceará teve 7.217 ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito entre janeiro e maio de 2023 registradas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) — o que representa um aumento de 18% em comparação a igual período do ano passado, quando foram contabilizados 6.068 casos desse tipo. Com isto, o órgão sugeriu comportamentos a serem reforçados ou evitados para diminuir essa estatística.

O tema entre em voga neste Maio Amarelo, quando ocorre campanha mundial que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito.

“O Samu Ceará, como serviço de atendimento de urgência e emergência, sabe da importância dessa prevenção de acidentes no trânsito. Os profissionais trabalham diariamente para salvar vidas. Lembro que a prevenção é a chave para evitar tragédias, preservar a saúde e a integridade física das pessoas”, disse o coordenador da Central de Regulação de Urgências de Eusébio, Jefferson Oliveira.

A Secretaria da Saúde estadual, por meio do boletim epidemiológico sobre Acidentes de Transporte Terrestre, informou que, dos 25.869 óbitos por acidentes de trânsito entre os anos de 2009 até 2022, a maior parte envolveu:

Os motociclistas (39,1%);
Seguidos de vítimas por outros acidentes de transportes terrestre (25,3%)
Pedestres (18,7%)
Automóveis (13,0%)
Ciclistas (2,8%)
Pessoas vítimas de veículo de transporte pesado (1,1%).

Por isso, o atendimento pré-hospitalar reforça a importância do uso do capacete, do cinto de segurança e da cadeirinha para crianças, de acordo com a idade. Para o Samu Ceará, é fundamental, ainda, respeitar os limites de velocidade, não usar o celular enquanto dirige e não consumir bebidas alcoólicas antes de assumir o volante.

“Juntos podemos fazer a diferença e contribuir para um trânsito mais seguro e humano. Cuide da sua vida e da vida dos outros. Respeite as leis de trânsito e dirija com prudência. O Samu Ceará está sempre à disposição para atender a população em caso de emergência, mas a prevenção é a melhor opção”, avaliou Oliveira.

O Samu Ceará realiza atendimento de urgência e emergência e possui a maior cobertura do Brasil, alcançando 183 dos 184 municípios cearenses. As equipes têm a responsabilidade de transportar pacientes aos hospitais e unidades de saúde.

Fonte- G1

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content