Mutirão para retificar documentos de pessoas trans tem mais de 70 pedidos
A Defensoria Pública do Ceará (DPCE) anunciou nessa terça-feira, 30, que o Mutirão Transforma, de retificação de documentos para pessoas trans, já passa de 70 inscrições. A marca foi alcançada menos de uma semana após o lançamento da edição de 2023 da iniciativa.
Ao todo, foram 71 pedidos nos seis primeiros dias de cadastro. As inscrições foram abertas em 23 de maio e seguem até 6 de junho.
Ao contrário da edição de 2022 do Mutirão Transforma, neste ano há limitações para quem pode solicitar a retificação dos documentos pela DPCE. Apenas pessoas que morem e tenham sido registradas em Fortaleza, Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte e Sobral são elegíveis. O objetivo é otimizar os processos, possibilitando a entregas das novas certidões de nascimento dentro do prazo.
Para quem não se enquadra nessa situação, a DPCE também oferece apoio, mas por outro caminho. Neste caso, é necessário juntar a documentação listada no site do Transforma, que pode ser acessado clicando aqui, e levar no dia 30 de junho à sede da Defensoria mais próxima de onde mora. Na data, também ocorre a cerimônia de entrega das certidões já emitidas.
Outros dois grupos também passam por processo diferenciado e precisarão fazer o cadastro em 30 de junho. É o caso para menores de 18 anos e pessoas não-binárias – a documentação necessária para cada grupo também é distinta e está no site do mutirão.
Serviço
II Transforma – Mutirão de retificação de nome e gênero de pessoas trans da DPCE
Inscrições: até 6 de junho, pelo site da campanha, disponível neste link
Quem pode solicitar:
Pessoas trans binárias e maiores de 18 anos que morem e tenham sido registradas em Fortaleza, Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte ou Sobral: pelo site da campanha, no prazo de inscrições
Pessoas não-binárias, que morem ou tenham sido registradas fora das cidades acima, ou menores de 18 anos: presencialmente, nas sedes da DPCE, em 30 de junho
Entrega das certidões retificadas: 30 de junho, nas sedes da DPCE
Fortaleza: avenida Pinto Bandeira, nº 1.111 – Luciano Cavalcante
Cariri: local a definir
Sobral: avenida Monsenhor Aloísio Pinto, nº 1.200 – Dom Expedito
Fonte- O Povo