Em homenagem à cantora Rita de Cássia, lei reconhece Alto Santo como a “Capital Cearense do Forró”
Alto Santo, cidade do Baixo Jaguaribe, no Ceará, foi reconhecida como a Capital Cearense do Forró pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Lá nasceu a cantora Rita de Cássia, grande nome do gênero, que partiu em janeiro deste ano.
O projeto de lei é de autoria do deputado Leonardo Pinheiro (PP). No texto, o deputado justifica que o forró está presente no cotidiano dos altosantenses, seja nas grandes festividades, nos bancos das praças, nas canções que embalaram gerações e grandes amores.
“Consideramos a terra de Utuva (um dos nomes antigos da cidade) o celeiro de grandes forrozeiros e de grandes forrozeiras, como a cantora Mari Fernandez, tendo, sem dúvida, como o maior exemplo a grande compositora e cantora Rita de Cássia (in memoriam).
Cearense era uma das maiores compositoras de forró do país
Rita de Cássia nasceu em Alto Santo, em agosto de 1972, e foi reconhecida como uma das maiores artistas do país. Ela tem mais de 500 composições e tratava de amor, desilusão e paixão em suas músicas.
No dia 3 de janeiro de 2023, ela morreu aos 54 anos em decorrência de uma fibrose pulmonar. Suas composições foram gravadas por bandas e artistas como Mastruz com Leite, Amelinha, Aviões do Forró e Frank Aguiar. Entre as músicas feitas por Rita estão “Meu Vaqueiro, Meu Peão”, “Saga de um Vaqueiro” e “Jeito de Amar”.
Na carreira como cantora, Rita de Cássia gravou 12 álbuns com seu irmão, Redondo, e a Banda Som do Norte, uma parceria que durou cerca de 25 anos. Antes de adoecer, ela estava em carreira solo.
Fonte- G1