Enem 2020 tem duas questões anuladas

Compartilhe

Nesta edição foi anulada uma pergunta em ciências da natureza e outra em matemática.

A edição 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve duas questões anuladas. É a sexta questão invalidada desde 2009, ano em que o Enem passou por uma reformulação para o formato atual.

O gabarito oficial do exame foi divulgado nesta quarta-feira (27) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Uma questão em ciências da natureza e outra em matemática foram invalidadas e não irão computar a nota final do desempenho do estudante.

As provas contêm as mesmas questões para todos os candidatos, mas a ordem varia conforme a cor do caderno de questões. As que foram anuladas tratavam da alteração cromossômica no café arábica e de probabilidades em uma brincadeira de amigo secreto.

As questões anuladas são:

  • Na prova amarela: questões 114 em ciências da natureza e 141 em matemática
  • Na prova azul: questões 135 em ciências da natureza e 157 em matemática
  • Na prova cinza: questões 129 em ciências da natureza e 156 em matemática
  • Na prova rosa: questões 94 em ciências da natureza e 143 em matemática

Segundo o Inep, “a anulação de um item não compromete o processo de estimação da nota das participantes. Isso porque o cálculo estatístico da nota do Enem, de acordo com a metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI), considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade, e ainda, as características (parâmetros de complexidade) de cada item”.

Outros motivos podem levar uma questão a ser invalidada. Por exemplo, é exigido ineditismo (a pergunta não apareceu em outro vestibular) e os professores contratados pelo Inep têm obrigação de manter sigilo sobre todas as perguntas formuladas para o Enem.

Essa é a 6ª questão anulada na história do Enem, há o caso de 2011, em que 14 questões deixaram de valer para um grupo específico de candidatos, os 639 alunos do Colégio Christus, em Fortaleza. A escola antecipou, em apostilas, questões que foram cobradas no exame nacional.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content