Curso de Gastronomia do Uninta promove evento À Prova de Fogo
O evento é uma preparação dos alunos para o mercado de trabalho e para os grandes realities que acontecem no país.
O Curso de Gastronomia do Centro Universitário Uninta promoveu na noite desta terça-feira (27), o evento À Prova de Fogo, em sua 1ª edição, com 12 alunos, divididos em seis duplas que participaram testando suas habilidades na elaboração de um prato com elementos surpresa.
Os convidados presentes fizeram parte da plateia e ficaram responsáveis pela animação, gritando o nome de sua dupla preferida e com isso deixando os participantes com mais tensão e responsabilidade de fazer seu melhor.
De acordo com o coordenador do Curso, Prof Sávio Sampaio, a competição é uma preparação dos alunos para o mercado de trabalho e, também, para os grandes realities que acontecem no país. Sávio disse que o formato da prova, tipo o Master Chef, é uma grande oportunidade que os alunos têm enquanto estudantes para sentirem a pressão da cozinha e com direito a plateia.
A escolha dos participantes foi dividida entre uma prova realizada dentro da Semana da Gastronomia, onde os alunos que ficaram em 1°, 2° e 3ª colocação são automaticamente selecionados para À Prova de Fogo com direito a escolher seu par. E as outras três duplas são escolhas dos professores que ministram às disciplinas práticas.
A vice-reitora do Uninta, Dra. Lara Rodrigues, fez parte da mesa de jurados da competição e disse que a disputa é algo inovador idealizado pelo professor Sávio Sampaio e que os estudantes participaram entusiasmados.
“É super importante essa atividade que pode envolver toda a comunidade acadêmica e a sociedade sobralense em algo realmente diferente que é um diferencial do Curso de Gastronomia do Uninta, que propõe formar excelentes chefs já envolvendo-os em diferentes competições”, disse a Dra. Lara Rodrigues.
Átila Balbino, que estava na plateia, disse que o Curso de Gastronomia do Uninta é incrível. “Este evento é super importante porque demonstra todos os dons e talentos dos alunos do curso. Eles estão sendo testados no mais alto nível possível de dificuldade. É sempre bom o profissional estar atento e pronto para qualquer dificuldade”, disse Átila.
Na mesa de jurados fizeram parte o Chef Elcio Nagano, docente do curso de Gastronomia Uninta; a Chef Danielle de Assis Silva, docente do curso de Gastronomia Uninta; a Chef Elba Cunha, docente do Curso de Gastronomia Uninta e a Dra. Lara Martins Spindola Rodrigues Menezes, Vice-reitora do Centro Universitário Uninta.
As duplas foram formadas por Vivian Ximenes e Evanuzia Camilo; Mykaely Portela e Lidiane Zamboni; Marcus Barreto e Rosana Pereira; Ana Cristina e Marcia Portela; Cynthia Pontes e Luiz Henrique e Pedro Lucas e Keyt Fernandes.
Ao final, os jurados analisaram os seis pratos preparados pelos competidores e deram sua decisão final elegendo o melhor. Os pratos apresentados foram Ceviche de Tilápia; Spatzle com manteiga de ervas; Peixe Tropical Crocante; Filé Mignon com redução de vinho tinto e tuile de cacau e outros.
A dupla vencedora foi formada por Lidiane Zamboni e Mykaele Portela que levaram o prêmio de R$ 500,00 e troféus. Para Mikaele a competição foi muito tensa. “Apesar do barulho da torcida e da tensão a gente conseguiu se conectar, se entregamos e confiamos que fizemos nosso melhor”, disse MIkaele Portela.
Já Lidiane Zamboni disse que se preparou para a competição estudando e pesquisando. “Deu certo e a gente tem uma sintonia muito grande na cozinha porque cozinhamos e estudamos juntas e acho que isso foi o que ajudou mais”, disse Lidiane Zamboni.
Edwalcyr Santos / Savio Sampaio