Procon Assembleia soma 6.526 atendimentos no primeiro semestre de 2023
Os números simbolizam a alta produtividade e qualidade no serviço prestado pelo Procon Assembleia
O Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Assembleia registrou um total de 6.526 serviços prestados à população cearense, durante o primeiro semestre de 2023.
Nesse período, foram 2.093 aberturas de reclamação; 1.123 envios de cartas; 211 chamadas via telefone para solução de conflitos; 1.588 audiências; 148 cálculos de revisionais; 470 pareceres e 893 consultas.
Para a coordenadora do órgão, Valéria Cavalcante, os números simbolizam a alta produtividade e qualidade no serviço prestado pelo Procon Assembleia. “O fato de nossos serviços serem agendados colabora muito para a nossa produtividade. Outro fator que chama atenção é a consciência que a população vem tomando a cada dia do seu direito, enquanto consumidor. E isso nos prepara ainda mais para uma nova avaliação da ISO 9001, no intuito de mantermos esse reconhecimento da qualidade do nosso serviço”, salientou. O Procon Assembleia conquistou a certificação em 19 de novembro de 2021, por dispor de um Sistema de Gestão da Qualidade, dando ao órgão o pioneirismo entre as Assembleias Legislativas do País.
O órgão de promoção à cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará, que integra a plataforma ProConsumidor (Sistema Nacional de Atendimento ao Consumidor), tem como principais atribuições orientar; proteger e defender o consumidor, intermediando conflitos nas relações de consumo; promovendo audiências de conciliação e informando as providências cabíveis caso seja necessário recorrer à via judicial.
Há ainda um programa permanente de educação para o consumo por meio do Procon Responde, que consiste em vídeos, onde advogados do órgão respondem às principais dúvidas dos consumidores e estão disponíveis no site. Além dele, palestras também podem ser solicitadas por órgãos públicos, como detalha Valéria Cavalcante. “Realizamos, inclusive, palestras em órgãos públicos para educação dos servidores sobre superendividamento, levando àqueles que precisam, uma possibilidade de gerenciar melhor a sua renda”, pontuou.
Fonte: Alece / Adriana Thomasi