Audiência discute relação entre bem-estar animal, meio ambiente e desenvolvimento sustentável
Será levado em conta os benefícios que o bem-estar animal traz para a saúde humana, o clima, a segurança alimentar e a biodiversidade
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados discute a resolução do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que reconhece a importância da proteção animal para a conservação dos ecossistemas e o progresso social e econômico.
A resolução, chamada de Nexus, foi aprovada em março de 2022 e pede que os países membros adotem medidas para proteger a vida selvagem e outros animais, levando em conta os benefícios que o bem-estar animal traz para a saúde humana, o clima, a segurança alimentar e a biodiversidade.
O debate foi proposto pelo deputado Nilto Tatto (PT-SP), que considera a proteção animal um dos maiores desafios da atualidade. “Inclui-se aí a redução do risco de novas e emergentes infecções por doenças zoonóticas, a mitigação das mudanças climáticas e de outras ameaças ambientais e assegurando sistemas alimentares seguros e sustentáveis”, afirmou.
A audiência pública vai contar com a participação de representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Mercy for Animals no Brasil, da The Good Food Institute Brasil e da Food Systems. Eles vão apresentar suas perspectivas sobre a resolução Nexus e as possíveis ações para implementá-la no Brasil.