Saúde na UTI: Hospital do Coração de Sobral paralisa atendimentos
A paralisação das atividades do hospital afetará não apenas os moradores de Sobral, mas também os de várias cidades da região norte do estado.
Devido à grave situação financeira que enfrenta, o Hospital do Coração de Sobral anunciou a interrupção dos serviços de cardiologia ambulatorial, cirurgias programadas e procedimentos hemodinâmicos para a população.
A medida já era esperada desde junho, quando os médicos que trabalham na unidade comunicaram ao Sindicato dos Médicos do Ceará que estão sem receber desde novembro de 2022.
Além da falta de pagamento dos profissionais da saúde, o hospital também sofre com a escassez de medicamentos essenciais e a falta de manutenção nos equipamentos.
Um dos principais motivos da paralisação seria a falta do repasse do extrateto de mais de R$ 2 milhões por parte da Secretaria da Saúde (SESA) do Ceará. A Secretaria informou, por meio de nota, que o pagamento será feito nos próximos dias após a assinatura de um decreto pelo governador Elmano de Freitas.
O dinheiro será enviado para a Prefeitura de Sobral, que ficará encarregada de repassar os valores para o Hospital do Coração. Em um ofício publicado nas redes sociais do hospital, é sugerido que os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) só “encaminhe como vaga zero apenas os casos de infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST e casos de BAVT”.
O impacto da paralisação das atividades do hospital afetará não só habitantes de Sobral, mas também pessoas que moram em diversas cidades da região norte do estado.