Seminário debate integração de unidades de combate ao câncer no Brasil
O evento tem como objetivo discutir o acesso à prevenção
A Comissão de Saúde e a Comissão Especial de Combate ao Câncer no Brasil realizam seminário sobre a integração das Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e dos Centros de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon). O evento tem como objetivo discutir o acesso à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento do câncer no país, bem como as tecnologias usadas na oncologia.
O evento contou com a participação de oncologistas, gestores de hospitais e entidades de saúde, representantes do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entre outros. Foram abordados temas como o financiamento, a regulação, a qualidade e a humanização da assistência oncológica.
O seminário aconteceu no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, e transmitido ao vivo pelo portal e-Democracia. A programação incluiu três painéis: o primeiro sobre prevenção primária e secundária do câncer; o segundo sobre diagnóstico precoce e tratamento; e o terceiro sobre tecnologias em oncologia.
O evento foi proposto pela relatora da comissão especial, deputada Silvia Cristina (PL-RO), que pretende elaborar um relatório com propostas para melhorar a integração das unidades de combate ao câncer no Brasil. Segundo ela, o seminário é uma oportunidade para ouvir os especialistas e os pacientes sobre os desafios e as soluções para a área.