Oscar 2024: Filme cearense é pré-selecionado para representar o Brasil
O filme cearense “Estranho Caminho”, dirigido por Guto Parente, está entre os pré-selecionados para representar o Brasil na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Internacional em 2024. Este premiado longa-metragem foi um dos seis escolhidos pela Academia Brasileira de Cinema para a lista final, da qual será selecionado o indicado do Brasil para este ano.
A trama acompanha David, um cineasta que retorna ao Brasil após muitos anos, justamente quando a pandemia de Covid-19 começa. Ele busca reencontrar o pai, com quem não tem contato há uma década, e acaba surpreendido pelo lockdown enquanto está na casa dele. Os dois são então obrigados a conviver juntos, e à medida que David tenta conhecer melhor o pai, coisas cada vez mais estranhas começam a acontecer ao redor do cineasta.
Na última segunda-feira (4), o filme foi selecionado para ser exibido no Festival do Cinema do Rio de Janeiro. Até o momento, “Estranho Caminho” já foi exibido em festivais de cinema no México, Espanha, Egito, Estados Unidos e Portugal.
O longa-metragem foi um dos grandes vencedores do Festival de Cinema de Tribeca de 2023, em Nova York, recebendo os prêmios de Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia e Melhor Performance. Este festival é voltado para produções independentes.
Os seis filmes que compõem a pré-lista foram selecionados a partir de uma lista anterior que contava com 28 filmes brasileiros, incluindo “Mais pesado é o céu”, do cearense Petrus Cariry, que concorreu no Festival de Gramado deste ano.
De acordo com a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, o filme que representará o Brasil na 96ª edição do Oscar será anunciado oficialmente em 12 de setembro. A premiação americana está prevista para ocorrer em 10 de março de 2024.