Cirurgias de Jair Bolsonaro ‘transcorreram de forma satisfatória’, diz equipe médica
Ex-presidente passou por procedimentos para corrigir quadro de refluxo e desvio no septo; quadro será reavaliado no fim do dia.
A equipe médica que conduziu as cirurgias do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na manhã desta terça-feira (12) afirmou que os procedimentos “transcorreram de forma satisfatória” e “sem intercorrências”. De acordo com os médicos, Bolsonaro já está no quarto e será reavaliado no fim do dia.
O ex-presidente foi operado por uma equipe de gastroenterologia e uma de otorrinolaringologia. Os médicos que realizaram os procedimentos foram Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo, Eduardo Guimaraes Hourneaux de Moura, Sergio Salomão Abdala Carui e Pedro Henrique Loretti.
Bolsonaro entrou no centro cirúrgico pouco antes das 5h da manhã para realizar os procedimentos de correção de hérnia de hiato, que causa refluxos no paciente, e de um desvio no septo, que dificulta a respiração.
A hérnia de hiato é uma condição em que parte do estômago impulsiona o músculo do diafragma, causando refluxo. O quadro é consequência da facada que o ex-presidente sofreu durante as eleições de 2018, em Juiz de Fora (MG).
Já o desvio de septo ocorre quando a estrutura que separa as duas narinas não é reta e só requer atenção quando interfere na respiração.
No boletim sobre o estado de saúde de Bolsonaro, os médicos detalham os procedimentos. “O ex-presidente Jair Bolsonaro foi submetido a um procedimento de endoscopia digestiva alta para tratamento de doença do refluxo gastroesofágico com realização de fundoplicatura endoscópica pela técnica TIF”, diz o documento.
“Na sequência foi realizada procedimento de septoplastia, turbinectomia e uvulopalatofaringoplastia. As cirurgias transcorreram de forma satisfatória, sem intercorrências e o paciente já se encontra em recuperação no quarto. As equipes responsáveis pelos procedimentos reavaliarão o ex-presidente no final do dia para novas informações”, informa o boletim.