Colapso no sistema de esgotamento sanitário de Sobral

Alagamento de esgoto na av. Dr. Antônio de Paula Pessoa - Foto: Chico NIldo
Compartilhe

O Sistema Paraíso recebe diariamente reclamações através do canal Chama Paraíso de vazamento de esgoto em diversos bairros de Sobral

Alagamento na Rua Padre Oswaldo Chaves no Dom Expedito

Moradores de alguns bairros de Sobral vivem momentos constrangedores com os constantes vazamentos de esgoto. O Sistema Paraíso recebeu várias denúncias através do canal Chama Paraíso e nos programas da Paraíso FM, durante sua programação. A maioria das reclamações recebidas são de vazamentos de esgoto, em segundo de água potável e o terceiro de acúmulo de lixo.

Com relação aos vazamentos de esgoto, de acordo com uma série de reportagens feitas pelo Sistema de Comunicação Paraíso, o problema está relacionado ao abandono das estações de tratamento de elevação gerida pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (Saae).

Um dos maiores vazamentos de esgoto já registrados pela equipe de reportagem do Sistema Paraíso foi na avenida Dr. Antônio Paula Pessoa, na Cohab II, no bairro Sinhá Saboia, que alagou toda a largura da via de canteiro central, prejudicando além dos comércios ali existentes, os proprietários de imóveis que não conseguiram alugar ou vender casas ou pontos comerciais.

A comerciante dona Conceição Aguiar, proprietária de uma casa e um ponto de comércio disse que saiu da rua e colocou tudo à venda e não conseguiu vender. Já o proprietário de um ponto comercial não conseguiu alugar, pois todos os interessados desistiram por causa do problema. De acordo com os moradores o problema está em uma Estação de Elevação de Esgoto (EEE), localizada próximo ao vazamento.

Na rua Padre Franzone, no bairro Padre Palhano, outro vazamento incomoda os moradores há anos. De acordo com dona Maria Irene, vendedora de quentinhas, há 20 anos convive com o problema. Já o Sr. Francisco Lima, proprietário de um lava jato, na rua Irmã Zita no mesmo bairro, reclama da poluição do Riacho Mucambinho que além do mau cheiro de esgoto, atrai insetos e animais peçonhentos.

Na rua Dr. Antônio Carlos Rolim no bairro Campo dos Velhos, mais vazamento denunciado pelos moradores que já não aguentam conviver com o mau cheiro. A dona Zulene Oliveira, disse que o quintal de sua casa fica alagado com água e os resíduos sólidos de esgoto. A moradora disse que há três dias acionou o Saae no Vapt Vupt, mas até o fechamento desta matéria o órgão ainda não tinha atendido o chamado.

O jornalista Paulo Porfírio denunciou o abandono das estações ao Ministério Público do Estado do Ceará, que dia 21 de junho realizou visita às estações para constatar a veracidade da denúncia. Já o vereador Tiago Ramos solicitou à Câmara Municipal de Sobral, Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar prováveis irregularidades no sistema de esgotamento sanitário do (SAAE).

A assessoria de imprensa do Saae sempre que é acionada pelo Portal Paraíso, nunca atende as solicitações.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content