Enade 2023: confira os resultados dos recursos para atendimento especializado e nome social
As provas do Enade 2023 serão aplicadas no dia 26 de novembro pelo Inep
Os estudantes que solicitaram atendimento especializado ou tratamento pelo nome social para realizar o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023 já podem conferir os resultados dos recursos no sistema do exame. As provas do Enade 2023 serão aplicadas no dia 26 de novembro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O atendimento especializado é destinado a pessoas com deficiências, transtornos ou condições específicas que necessitam de recursos ou condições diferenciadas para realizar a prova. Entre os perfis que podem solicitar esse tipo de atendimento estão pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista e discalculia. Além disso, gestantes, lactantes e idosos também têm direito ao atendimento especializado, conforme o edital do exame.
O tratamento pelo nome social é uma opção para os participantes que se identificam e querem ser reconhecidos socialmente em consonância com sua identidade de gênero (transexual, travesti ou transgênero). Para isso, é necessário apresentar um documento de identificação com foto atualizada e em bom estado de conservação.
O Enade 2023 avaliará os estudantes concluintes de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados ao Ano I do Ciclo Avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O objetivo do exame é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, bem como as competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional dos estudantes.
Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior e subsidiam decisões de gestores educacionais, escolhas de estudantes, além de inúmeras políticas públicas de regulação, supervisão, financiamento e aperfeiçoamento da qualidade da Educação Superior.