Concurso público unificado terá 6,5 mil vagas em 20 órgãos

Foto: Agência Brasil
Compartilhe

O edital do concurso deve ser publicado até o dia 20 de dezembro

O governo federal anunciou nesta segunda-feira (2) que vai realizar o primeiro Concurso Público Nacional Unificado, que vai preencher 6.590 vagas em 20 órgãos e entidades públicas. O edital do concurso deve ser publicado até o dia 20 de dezembro, e a prova está prevista para ocorrer entre o final de fevereiro e meados de março de 2024.

O concurso unificado é uma iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que visa simplificar e agilizar o processo seletivo para ingresso no serviço público federal. Segundo a ministra Esther Dweck, o objetivo é que o concurso unificado se torne a principal forma de seleção de servidores públicos federais, e que ele seja repetido anualmente ou a cada dois anos.

O concurso será realizado em aproximadamente 180 cidades, de forma simultânea, e contará com a participação de órgãos como a Funai, o Incra, o Ministério da Agricultura, o Ministério da Saúde, o Ministério do Trabalho e Emprego, entre outros. A lista completa das instituições e o número de vagas de cada uma delas pode ser consultada no final desta matéria.

A primeira etapa do concurso unificado será composta por duas provas: uma prova objetiva, com conteúdo comum a todos os candidatos, e uma prova dissertativa, com conteúdos específicos de acordo com cada bloco temático. Os blocos temáticos são áreas de atuação governamental, como gestão pública, saúde, educação, cultura, etc. No momento da inscrição no concurso, os candidatos deverão optar por um dos blocos disponíveis e indicar o cargo por ordem de preferência entre as vagas ofertadas no bloco escolhido.

A ministra Esther Dweck afirmou que os temas cobrados nas provas serão divulgados no edital, mas não haverá muita diferença em relação aos cobrados nos concursos atuais. “Todo mundo que já se prepara para concursos públicos estará preparado, podem ficar tranquilos. Não haverá mudança radical no conteúdo”, disse.

O Concurso Público Nacional Unificado é uma oportunidade para quem deseja ingressar no serviço público federal e contribuir para o desenvolvimento do país. Os interessados devem ficar atentos à publicação do edital e se preparar para as provas.

Confira as instituições que aderiram ao Concurso e o número de vagas de cada uma delas:

Instituição Vagas
Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) 502
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) 742
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento 520
Ministério da Gestão e Inovação e transversais 1480
Ministério da Saúde 220
Ministério do Trabalho e Emprego 900
Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) 30
Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços 50
Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) 40
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) 40
Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) 35
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 895
Ministério da Justiça e Segurança Pública 100
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação 296
Ministério da Cultura 50
Advocacia-Geral da União (AGU) 400
Ministério da Educação 70
Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania 40
Ministério dos Povos Indígenas 30
Ministério do Planejamento e Orçamento 60

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content