Comissão de Saúde discute infraestrutura para telemedicina
A telemedicina, a telessaúde e a saúde digital são modalidades que utilizam as tecnologias da informação e comunicação
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados vai debater, na próxima terça-feira (10), a infraestrutura de conectividade para acesso aos serviços de saúde, especialmente a telemedicina, a telessaúde e a saúde digital. A audiência pública foi solicitada pela deputada Flávia Morais (PDT-GO), que é a relatora da Subcomissão Especial para debater Telemedicina, Telessaúde e Saúde Digital (Subtele).
A reunião contará com a presença de representantes do Ministério da Saúde, do Ministério das Comunicações, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), do Conselho Federal de Medicina (CFM), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
O objetivo da audiência é discutir os seguintes temas:
● Qual a realidade da conectividade das unidades de saúde do sistema público e privado?
● Que incentivos e políticas públicas são necessários para favorecer o acesso a essas tecnologias?
A deputada Flávia Morais afirmou que é essencial compreender os desafios relacionados à infraestrutura tecnológica e os gargalos que possam impedir o avanço do acesso à política de saúde digital. Ela destacou que o Brasil possui diferentes realidades em termos de infraestrutura e de conectividade, o que pode gerar desigualdades no acesso aos serviços de saúde.
A telemedicina, a telessaúde e a saúde digital são modalidades que utilizam as tecnologias da informação e comunicação para ampliar o acesso, a qualidade e a eficiência dos serviços de saúde. Essas modalidades podem contribuir para a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e o monitoramento de doenças, além de possibilitar a educação permanente dos profissionais de saúde.
A audiência pública será realizada às 17 horas no plenário 7 da Câmara dos Deputados e terá transmissão ao vivo pelo portal e-Democracia.