Pesquisa mostra queda na aprovação de Lula
A taxa de aprovação do governo caiu de 60% para 54%
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perdeu apoio popular de agosto para outubro, segundo pesquisa da Quaest encomendada pela Genial Investimentos. A taxa de aprovação do governo caiu de 60% para 54%, dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais. Já a taxa de desaprovação subiu de 36% para 42%.
A pesquisa, divulgada nesta quarta-feira (25/10), ouviu 2 mil pessoas em todo o país entre os dias 18 e 21 de outubro. O nível de confiança é de 95%.
Apesar da queda, a aprovação de Lula ainda é superior à registrada em abril, quando o petista teve 51% de avaliação positiva. A avaliação negativa do governo também cresceu de agosto para outubro, passando de 24% para 29%. A avaliação regular ficou estável em 29%.
A pesquisa também mostrou que a opinião dos brasileiros sobre a direção do país se inverteu. Em junho, 46% achavam que o Brasil estava na direção certa e 41% na direção errada. Agora, 49% acham que o país está no caminho errado e 43% no caminho certo.
A pesquisa também comparou o governo Lula com o do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que deixou o cargo em janeiro após sofrer impeachment. Desde fevereiro, a vantagem de Lula sobre Bolsonaro vem diminuindo.
Em fevereiro, 60% dos entrevistados consideravam o governo Lula melhor do que o de Bolsonaro, contra 27% que achavam o contrário. Em junho, esses números foram de 49% e 34%, respectivamente. Em outubro, a diferença ficou em apenas nove pontos: 47% preferem Lula e 38% preferem Bolsonaro.