Fazenda Thanks em Umirim se torna maior produtor de açaí do Ceará
A iniciativa é do deputado Dr. Oscar Spíndola Rodrigues, empresário na área de educação e do agronegócio
Com investimento de R$ 7,5 milhões, a Fazenda Thanks, em Umirim, no Ceará, projeta ser o maior produtor de açaí no Estado. Foram adquiridas 60 mil mudas de semente, adaptada ao solo cearense, que serão plantadas numa extensão de 50 hectares já no próximo ano.
Segundo o planejamento, o cultivo será triplicado em 2025, quando serão plantadas 120 mil mudas em 100 hectares, totalizando o projeto em 180 mil mudas ao longo de 150 hectares da Fazenda Thanks, com a previsão de gerar 150 empregos diretos.
A iniciativa é do deputado Dr. Oscar Spíndola Rodrigues, empresário na área de educação e do agronegócio. Segundo o proprietário da Fazenda Thanks, que tem se notabilizado pela produção e comercialização de gado de alta linhagem, o investimento no ramo do açaí é para fazer frente à demanda pela fruta, que é largamente consumida, seja in natura seja em derivados, como sorvete.
A maioria do insumo é importada do Pará. “Temos terreno fértil, disposição e vocação para o agronegócio, que ajuda a economia do Estado e contribui para a geração de emprego”, disse o parlamentar e empresário. É crescente o interesse pelo açaí, cujo consumo registra um crescimento médio de 15%. É uma fruta nativa da região amazônica, principalmente no Brasil.
O maior produtor é o Pará, mas também é cultivada no Amazonas, Amapá, Acre, Maranhão, Rondônia e Tocantins. A fruta ganhou fama e teve seu consumo estimulado devido a suas propriedades antioxidantes e alto teor energético, além da presença da chamada gordura boa. Segundo dados da Embrapa, o consumo anual está em cerca de 300 mil toneladas.
Todas as reações:62Paulo Porfirio, Francisco Boto e outras 60 pessoas