Enade passará a avaliar licenciaturas todos os anos a partir de 2024

Foto: Agência Brasil
Compartilhe

A medida visa valorizar a formação dos professores e melhorar a qualidade da educação básica no país

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que os cursos de licenciatura terão uma avaliação anual pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a partir de 2024. A medida visa valorizar a formação dos professores e melhorar a qualidade da educação básica no país.

O Enade é um exame aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que avalia o desempenho dos estudantes concluintes dos cursos de graduação. O exame serve para subsidiar políticas públicas educacionais e orientar as instituições de ensino superior na melhoria dos seus processos pedagógicos.

Atualmente, os cursos de licenciatura são avaliados a cada três anos, conforme o ciclo avaliativo do Enade. Em 2022, o Enade avaliou quase 10 mil cursos de 26 áreas, sendo 13 no nível de bacharelado e 13 no nível tecnológico. Ao todo, foram 594.013 inscritos, de 1.749 instituições e 1.448 municípios das 27 unidades da Federação.

O Enade 2022 revelou que a educação à distância (Ead) corresponde a 48,7% das matrículas dos cursos em 2022 e que apenas 40% dos estudantes concluíram os cursos e fizeram as provas do exame. Os cursos com maior número de inscritos foram direito e administração, e os com maior percentual de participação foram psicologia e teologia.

A taxa de conclusão dos cursos avaliados, entre 2017 e 2022, variou entre 11% e 16% nos bacharelados e entre 23% e 30% nos tecnológicos. O diretor do Inep, Ulysses Tavares Teixeira, ressaltou que os cursos tecnológicos têm uma duração menor do que os bacharelados. O ministro da Educação, Camilo Santana, manifestou preocupação com as vagas ociosas e o abandono dos cursos.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content