Enem 2023: saiba como e quando pedir a reaplicação da prova

Foto: Edwalcyr Santos
Compartilhe

A reaplicação do Enem será nos dias 12 e 13 de dezembro e o pedido deve ser feito de 13 a 17 de novembro, pela Página do Participante

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem) que não puderam fazer as provas por causa de problemas logísticos ou de doenças infectocontagiosas terão uma nova chance de realizar o exame. A reaplicação do Enem será nos dias 12 e 13 de dezembro e o pedido deve ser feito de 13 a 17 de novembro, pela Página do Participante.

O Ministério da Educação informa que a reaplicação também vale para as pessoas que foram alocadas a uma distância superior a 30 quilômetros da residência informada na inscrição.

Entre os problemas logísticos que podem justificar a reaplicação estão desastres naturais, falta de energia elétrica, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante ou erro no procedimento de aplicação da prova que cause prejuízo comprovado ao participante.

As doenças infectocontagiosas que podem impedir a participação no exame são covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo Enem, explica que os pedidos de reaplicação devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados individualmente pelo Inep.

Para solicitar a reaplicação do exame, o candidato deve acessar a Página do Participante e apresentar um documento que comprove a necessidade. Os dados inseridos no pedido não podem ser alterados após envio.

O participante afetado por problemas logísticos no primeiro dia de aplicação das provas deve comparecer no segundo dia de aplicação, dia 12 de novembro, e solicitar a reaplicação somente para o primeiro dia.

O Enem é a principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content