Botafogo joga com o Grêmio em duelo-chave pela liderança e pelo título do Brasileirão
Duelo pode fazer o Fogão abrir vantagem na liderança ou colocar o Grêmio de vez na briga pelo título.
Os tropeços de Palmeiras e Bragantino derão ao Botafogo uma “chance de ouro” voltar a abrir vantagem na liderança do Brasileirão, caso o time vença o Grêmio às 20h (horário de Brasília), no estádio São Januário, no Rio de Janeiro. Um trifufo deixará o Fogão com três pontos de vantagem na ponta do Campeonato.
Vindo de uma sequência de quatro jogos sem vitória no Brasileirão (com três derrotas seguidas e um empate), o Botafogo aposta suas fichas no apoio da torcida para bater o Grêmio, reencontrar o caminho da vitória e ganhar um novo fôlego na briga pelo tricampeonato brasileiro.
O Fogão tem, no momento, a 2ª pior campanha do returno da Série A do Campeonato Brasileiro, com apenas 12 pontos em 12 jogos. O retrospecto é de 3 empates, 3 derrotas e 6 derrotas, com aproveitamento de 33,3% dos pontos disputados. Um desempenho só superado pelo lanterna e já rebaixado América-MG, que somou 11 pontos no returno.
Se para o Botafogo a vitória pode significar um passo importante na luta pelo título brasileiro, nessa reta final de Campeonato, para o Grêmio o duelo tem um sabor de confronto direto, podendo colocar de vez na briga para ficar com a taça do Brasileirão 2023. Em caso de vitória, o Grêmio iguala a pontuação do Botafogo, com o mesmo número de vitórias e só ficaria em 2º lugar pelo saldo de gols, como critério de desempate.