Estudantes de todo o país fazem provas do Saeb até 17 de novembro

Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil
Compartilhe

O prazo para a realização das provas e dos questionários se encerra em 17 de novembro

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023 está em andamento em todas as unidades da Federação. O Saeb é uma avaliação em larga escala que mede a qualidade da educação básica no país, por meio de testes e questionários aplicados a mais de 8,4 milhões de alunos, 384.337 turmas e 190.160 escolas. O prazo para a realização das provas e dos questionários se encerra em 17 de novembro.

O Saeb é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que segue com o agendamento das aplicações por meio da Fundação Cesgranrio. Os processos de impressão e distribuição dos materiais já foram concluídos e há unidades da Federação nas quais a operação reversa (logística de retorno dos testes, para que sejam corrigidos) também foi iniciada.

O Saeb avalia os alunos da educação infantil, do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º e 4º anos do ensino médio, tanto nas aplicações censitárias quanto nas amostrais. Os testes abordam as áreas de língua portuguesa, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Os questionários, que são respondidos de forma eletrônica, contemplam temas como atendimento escolar; ensino e aprendizagem; investimento; profissionais da educação; gestão; equidade; cidadania, direitos humanos e valores.

Os questionários são respondidos por secretários de Educação, diretores escolares, professores e estudantes. Nesta edição de 2023, todos os professores com turmas no Saeb devem responder aos questionários eletrônicos, o que é uma novidade. Com a mudança, os docentes de todas as turmas avaliadas fornecerão dados sobre formação, experiência, condições de trabalho, dificuldades de aprendizagem dos alunos, violência no ambiente escolar, recursos didáticos e práticas pedagógicas.

O Saeb é realizado desde 1990 e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, a partir de evidências. Por meio do Saeb, também é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é um indicador de referência para as metas do Plano Nacional de Educação (PNE).5de10

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content