ENEM: Saiba o que levar e o que evitar no dia da prova

Enem 2023 - Foto: Edwalcyr Santos
Compartilhe

O participante que precisa comprovar presença no exame deverá emitir a Declaração de Comparecimento, disponível na Página do Participante

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 será realizado no próximo domingo, 12 de novembro. Os participantes devem estar atentos às regras do edital, que estabelecem o que é permitido e o que é proibido levar no dia do exame. Segundo dados preliminares, 4.293 inscritos foram eliminados no primeiro dia do Enem 2023 por descumprirem alguma norma do edital.

Uma das razões de eliminação é o porte de itens não permitidos durante a aplicação das provas, como garrafas térmicas com termômetro de temperatura. Esses objetos devem ser deixados fora da sala de provas, sob pena de desclassificação do participante.

Outros objetos eletrônicos também são vetados, como telefones celulares, smartphones, tablets, relógios, protetores auriculares e quaisquer dispositivos que possam comprometer a segurança e a lisura do exame. Esses materiais devem ser guardados, desligados, no envelope porta-objetos, antes de entrar na sala de provas. O envelope deve ser mantido debaixo da carteira, lacrado e identificado, durante toda a permanência do estudante no local.

Além disso, também devem ser guardados no envelope: óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); caneta de material não transparente ou qualquer outro material de papelaria; e quaisquer outros materiais estranhos à realização do exame.

O participante que precisa comprovar presença no exame deverá emitir a Declaração de Comparecimento, disponível na Página do Participante. O documento deve ser impresso e apresentado ao chefe de sala no momento da identificação. O Inep não fornece comprovante de presença após a aplicação do exame. A entrada de lanches é permitida desde que esses sejam vistoriados pelo chefe de sala.

O Enem 2023 é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação. No segundo dia, os participantes terão cinco horas para responder às questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. O exame é utilizado como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content