Inep e MJSP avaliam resultados positivos da Operação Enem 2023

Foto: Edwalcyr Santos
Compartilhe

A Operação Enem 2023 foi uma ação integrada de diversos órgãos do governo federal e dos estados

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, e o secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Tadeu Alencar, se reuniram para avaliar os resultados da Operação Enem 2023, que garantiu a segurança e a ordem durante a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, nos dias 5 e 12 de novembro. O encontro também serviu para alinhar as ações de segurança para a reaplicação do exame, que ocorrerá nos dias 12 e 13 de dezembro, juntamente com a aplicação para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL).

A Operação Enem 2023 foi uma ação integrada de diversos órgãos do governo federal e dos estados, que envolveu o MEC, o Inep, o MJSP, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, o Ministério da Defesa, os Correios, as Secretarias de Segurança Pública, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, o Samu, as guardas municipais, as concessionárias de energia, água e telefonia, além da empresa aplicadora do exame. O trabalho foi monitorado em tempo real pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), do MJSP, em Brasília, e pelos Centros Integrados de Comando e Controle Estaduais (CICCEs) ou estruturas similares nos estados.

Segundo Tadeu Alencar, a operação foi um sucesso e permitiu que o Enem 2023 fosse realizado com tranquilidade em todo o país, sem registro de incidentes graves ou fraudes. Ele afirmou que a fórmula de integração entre os diferentes órgãos será mantida para a reaplicação do exame, que beneficiará os candidatos que tiveram problemas logísticos ou de saúde nos dias de aplicação regular. Ele ressaltou que o Enem é uma importante questão para a educação brasileira e que o governo do presidente Lula tem responsabilidade com o tema.

Manuel Palacios agradeceu o apoio de todas as áreas do governo federal e dos estados e destacou que o Inep está trabalhando para providenciar as condições necessárias para a reaplicação do Enem, que ocorrerá para os casos previstos em lei. Ele lembrou que o Enem é o principal instrumento de acesso à educação superior no Brasil, por meio do Sisu e do Prouni, e que os resultados do exame serão divulgados em 16 de janeiro de 2024.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content