Santa Quitéria registra segunda maior temperatura do ano no Ceará

Foto: Paulo Henrique Feijão
Compartilhe

Com esse registro, Santa Quitéria alcançou a maior temperatura no ano

A cidade de Santa Quitéria, localizada a 88quilômetros de Sobral, enfrentou o segundo maior pico de temperatura já registrado no estado. Os termômetros marcaram 41,8°C às 15 horas, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Com esse registro, Santa Quitéria alcançou a maior temperatura no ano, superando os registros de agosto com 38,9ºC. Por enquanto, o recorde ainda é mantido pela marca de 41,9°C em Jaguaribe, em 31 de outubro.

Meteorologistas destacam que o El Niño continuará influenciando o clima nas próximas semanas, afetando a pré-estação (dezembro e janeiro) e a estação chuvosa (fevereiro a maio). O fenômeno climático consiste no aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, que altera os padrões de vento e de chuva em várias regiões do mundo.

Com a diminuição da umidade do ar, o calor intenso e a exposição ao sol podem agravar problemas respiratórios, desidratação, tonturas e até confusão mental. Por isso, é recomendado que as pessoas se hidratem bem, evitem atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes, usem protetor solar, chapéu e óculos escuros, e procurem locais frescos e ventilados.

A Funceme informa que as temperaturas devem permanecer elevadas nos próximos dias, podendo variar entre 35°C e 40°C no interior do estado. Já no litoral, as temperaturas devem ficar entre 30°C e 35°C. A previsão é de céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com possibilidade de chuvas isoladas no Cariri e no Litoral Norte.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content