Estudantes do Ceará se destacam na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica
Três estudantes do Ceará brilharam na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica 2023, realizada no Panamá, ao conquistarem medalhas de ouro e prata. As provas de foguetes e melhor prova teórica individual e em grupo renderam aos estudantes as medalhas de ouro, enquanto na prova teórica em grupo também garantiram a medalha de prata.
A Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) tem como objetivo popularizar a astronomia e a astronáutica, valorizando os talentos escolares mais destacados e promovendo a colaboração entre as nações latino-americanas.
Os estudantes se prepararam intensamente para a competição, participando de treinamentos observacionais, aulas teóricas e práticas, e imersão no metaverso. O professor Heliomárzio Moreira destacou o empenho dos alunos e a importância da representatividade do Brasil no evento.
Davi Coutinho, um dos medalhistas de ouro, ressaltou a experiência memorável e a responsabilidade de representar o Brasil. Ele se dedicou ao máximo para manter o histórico de excelência do país na OLAA. Gustavo Mesquita, outro destaque da competição, destacou a troca cultural e os desafios enfrentados, ressaltando que todo o esforço valeu a pena com as medalhas conquistadas.