Comissão de Saúde discute sobre vírus HTLV e formas de prevenção
O HTLV é um vírus da mesma família do HIV e infecta células importantes para a defesa do organismo
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados vai debater na terça-feira (5) sobre o vírus HTLV e a importância da informação para o enfrentamento da doença. O HTLV é um vírus da mesma família do HIV e infecta células importantes para a defesa do organismo. Apesar de ser conhecido desde 1980, hoje em dia o vírus continua representando um grande desafio para a ciência.
O pedido para a realização da audiência pública foi feito pelo deputado Jorge Solla (PT-BA), que também é médico. Ele alerta para o grande número de casos no Brasil, que pode chegar a 2,5 milhões de pessoas. “O HTLV encontra-se presente em todas as regiões brasileiras, concentrando-se em populações negligenciadas. Observa-se maior prevalência em mulheres negras, em indivíduos com baixa renda e escolaridade”, destacou.
O deputado quer buscar alternativas para o enfrentamento desta doença sexualmente transmissível. “A informação sobre os riscos da doença e a adoção de cuidados são as formas de prevenção conhecidas. Ainda são poucas e isoladas as iniciativas para prevenção e controle da infecção pelo HTLV no Brasil e, portanto, a possibilidade de manutenção e até crescimento do número de novos casos é uma realidade”, afirmou.
O HTLV pode causar doenças graves, como leucemia, paraparesia espástica tropical (uma doença neurológica que afeta os movimentos das pernas) e uveíte (uma inflamação nos olhos). O vírus pode ser transmitido por relações sexuais sem proteção, transfusão de sangue, uso compartilhado de seringas e agulhas e de mãe para filho durante a gravidez, o parto ou a amamentação.
A audiência pública contará com a participação de especialistas, representantes de entidades e de pessoas que convivem com o vírus. O objetivo é sensibilizar a sociedade e o poder público sobre a necessidade de ampliar o diagnóstico, o tratamento e a assistência aos portadores do HTLV.