Brasil não avança no Pisa e fica abaixo da média em matemática e ciências

Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil
Compartilhe

O país ficou estagnado nas pontuações em matemática, leitura e ciências

O Brasil não conseguiu melhorar o seu desempenho no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), a principal avaliação internacional de educação. O país ficou estagnado nas pontuações em matemática, leitura e ciências, e continua abaixo da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nas três disciplinas.

Os resultados do Pisa 2022 foram divulgados nesta terça-feira (5) pela OCDE. O teste foi aplicado a 690 mil estudantes de 15 anos de idade de 81 países. No Brasil, participaram 10.798 alunos de 599 escolas. A edição de 2022 teve como foco o desempenho em matemática.

Em 2022, o Brasil alcançou 379 pontos em matemática, 410 em leitura e 403 em ciências. Em 2018, ano anterior avaliado, o desempenho foi 384 pontos em matemática, 413 em leitura e 404 em ciências. Segundo o relatório sobre o desempenho dos estudantes brasileiros, os resultados do Pisa têm-se mantido notavelmente estáveis ​​durante um longo período, sem flutuações significativas desde 2009.

Com os resultados de 2022, o Brasil continua no grupo abaixo da média dos países da OCDE nas três disciplinas: 472 pontos em matemática, 476 em leitura e 485 em ciências. Cada 20 pontos equivalem a um ano escolar. Em ciências, por exemplo, o Brasil está com pelo menos quatro anos de atraso em relação aos membros da OCDE.

No ranking, o Brasil ficou no 64º lugar entre as notas em matemática, 53º em leitura e 61º em ciências, atrás de outros latino-americanos, como o Chile, Uruguai, México e a Costa Rica.

O relatório também mostra que menos de 50% dos alunos brasileiros conseguiram nível mínimo de aprendizado em matemática e ciências. O nível mínimo é o 2, numa escala que vai de 1 a 6. Apenas 47% dos estudantes atingiram esse nível em matemática e 45% em ciências. Em leitura, o percentual foi de 51%. O nível mínimo significa que o aluno é capaz de resolver problemas simples e aplicar conceitos básicos nessas áreas.

O Pisa é uma avaliação internacional que mede o conhecimento e as habilidades dos estudantes de 15 anos de idade nas três disciplinas. O teste é aplicado a cada três anos e tem como objetivo fornecer dados comparáveis sobre a qualidade da educação nos países participantes, além de identificar as melhores práticas e as áreas que precisam de melhoria.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content