Encceja 2023: Inep divulga notas do exame que certifica ensino fundamental e médio

Foto: Imagem de arquivo/Agência Brasil
Compartilhe

A certificação é emitida pelas secretarias de Educação e pelos institutos federais

Os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 já podem conferir os seus resultados individuais. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta sexta-feira, 22 de dezembro, as notas obtidas pelos candidatos que fizeram as provas em agosto deste ano. As notas estão disponíveis no Sistema Encceja, mediante o CPF e a senha cadastrados.

O Inep também divulgou os resultados do Encceja Exterior e da versão do exame para jovens e adultos submetidos a penas privativas de liberdade (PPL) fora do Brasil. Essas modalidades foram aplicadas em setembro e outubro, respectivamente, em 18 países.

O que é o Encceja?

O Encceja é uma prova realizada pelo Inep desde 2002, que possibilita a retomada da trajetória escolar de jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. A participação é voluntária, gratuita e destinada a pessoas com pelo menos 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio.

As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar, em quatro áreas de conhecimento: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza. Cada área tem 30 questões de múltipla escolha e uma redação.

Para obter a certificação do ensino fundamental ou médio, o participante precisa atingir, no mínimo, 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 5 pontos na redação. A certificação é emitida pelas secretarias de Educação e pelos institutos federais, que utilizam os resultados do Encceja como parâmetro para certificar os participantes.

O exame também estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira. O Encceja ainda serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content