PRF flagra transporte ilegal de ave silvestre em Tianguá-CE

Foto: PRF
Compartilhe

Ave foi devolvida à natureza e condutor responderá por crime ambiental

Uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou na apreensão de uma ave silvestre que era transportada ilegalmente em um automóvel na rodovia BR 222, no município de Tianguá-CE. O fato ocorreu na tarde do dia 24 de dezembro de 2023, quando os policiais abordaram um veículo Gm/Celta e encontraram uma gaiola com um pássaro da espécie “Papa capim” (Sporophila nigricollis) dentro de uma caixa com furos.

Um crime ambiental

O transporte de animais silvestres sem autorização é considerado um crime ambiental, previsto na Lei n° 9.605/98, que prevê pena de detenção de seis meses a um ano e multa. O “Papa capim” é uma ave nativa da região da Serra da Ibiapaba, no Ceará, e de outros estados do Brasil, como Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás e Bahia. Essa ave é muito procurada por criadores ilegais, que a vendem no mercado negro por valores elevados.

O dono do pássaro, que era o ocupante do veículo, foi autuado pela PRF e responderá pelo crime ambiental. Ele não informou a origem nem o destino do animal.

A ave apreendida foi encaminhada ao órgão ambiental competente, que procedeu a soltura do animal em seu habitat natural, após avaliar as suas condições de saúde. A gaiola que era usada para o transporte foi destruída, para evitar que fosse reutilizada para a prática ilegal.

A PRF alerta que o transporte ilegal de animais silvestres é uma grave ameaça à biodiversidade e pode causar danos irreversíveis ao equilíbrio ecológico. Além disso, essa atividade pode favorecer a transmissão de doenças entre os animais e os seres humanos. A PRF orienta que as pessoas denunciem esse tipo de crime pelo telefone 191 ou pelo site www.prf.gov.br.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content