Cano e Priscila são coroados como os melhores da América do Sul em 2023

Foto: Marceloo Gonçalves/Agência Brasil
Compartilhe

O resultado do pleito foi divulgado na primeira página do periódico uruguaio El País

O futebol sul-americano teve seus destaques de 2023 premiados pelo jornal El País, do Uruguai, em uma tradicional votação que envolveu mais de 200 jornalistas do continente. O argentino Germán Cano, do Fluminense, foi eleito o ‘Rei da América’, e a brasileira Priscila, do Internacional, foi escolhida a ‘Rainha da América’. O também brasileiro Fernando Diniz, do Tricolor carioca, foi reconhecido como o melhor técnico da América do Sul. O resultado do pleito foi divulgado neste domingo (31), na primeira página do periódico uruguaio.

Cano, que foi o artilheiro do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores, com 40 gols em 61 jogos, recebeu 167 votos (61%) dos jornalistas, superando o uruguaio Luís Suárez, do Grêmio, que ficou em segundo lugar, com 40 votos, e o colombiano De La Cruz, do River Plate, que ficou em terceiro, com oito. Cano se tornou o primeiro jogador do Fluminense a conquistar o título de Rei da América, que é concedido desde 1986.

Priscila, que tem apenas 19 anos, se destacou na Libertadores Feminina, sendo a artilheira da competição, com oito gols. A atacante do Internacional também foi convocada para a seleção brasileira, sob o comando de Arthur Elias. Priscila liderou a votação de Rainha da América, ficando à frente de Millene, do Corinthians, e Bia Zaneratto, do Palmeiras, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Diniz, que levou o Tricolor carioca ao título inédito da Libertadores e assumiu interinamente a seleção brasileira masculina, foi escolhido como o melhor treinador sul-americano, competindo com nomes como Abel Ferreira, do Palmeiras, Lionel Scaloni, da seleção da Argentina, Marcelo Bielsa, do Uruguai, e Luis Zubeldía, da LDU, do Equador.

Além de melhor jogador e técnico, a votação do El País também definiu o time ideal da América do Sul em 2023, comandado por Diniz. Dos 11 jogadores, oito atuam no Brasil: Nino, André, Jhon Arias e Germán Cano, do Fluminense; Gustavo Gómez e Piquerez, do Palmeiras; e Luís Suarez, do Grêmio. Completam a equipe Sérgio Romero e Advíncula, do Boca Juniors; e De La Cruz, do River Plate.

Desde a primeira edição da votação, em 1986, outros 12 jogadores de times brasileiros já foram coroados como Rei da América. Foram eles: Pedro, do Flamengo, em 2022; Marinho, do Santos, em 2020; Gabigol, do Flamengo, em 2019; Luan, do Grêmio, em 2017; Ronaldinho Gaúcho, do Atlético-MG, em 2013; Neymar, do Santos, em 2012 e 2011; D’Alessandro, do Internacional, em 2010; Carlos Tévez, do Corinthians, em 2005; Romário, do Vasco, em 2000; Raí, do São Paulo, em 1994; e Bebeto, do Vasco, em 1989.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content