Os males ocasionados pelos fogos de artifícios

Compartilhe

Se existe um motivo para celebrar, eles estão sempre presentes. Seja na virada do ano, nas comemorações esportivas, na saída dos noivos da igreja e com maior frequência nos eventos juninos, os fogos de artifício dão brilho, cor e beleza às festas e ao céu. Atraem a atenção no mundo todo, de pessoas de qualquer idade. Mas também são perigosos, quando mal manuseados.
Muitos acidentes acontecem em quase todos os eventos em que os fogos são utilizados. Para de 2023, comerciantes do setor estimavam crescimento de 10% a 30% em relação ao réveillon de 2022. Entre as principais ocorrências, estão casos de queimaduras, perda de audição, cegueira, cortes e até amputação de membros, envolvendo adultos e também crianças.
É preciso ainda que haja uma conscientização quanto às agressões sofridas pelos cães, principalmente, que chegam a sofrer paradas cardiorrespiratórias devido ao barulho provocado pelas queimas.
Com atitudes simples, muitos acidentes podem ser evitados. Além de uma fiscalização mais intensa, em estabelecimentos que armazenam e oferecem artigos pirotécnicos, pelos órgãos responsáveis, espera-se ainda a colaboração da população, não só fazendo o uso correto do produto, mas também ajudando a denunciar qualquer loja que trabalhe e venda o artefato, de forma irregular. Para isso, basta ligar no número 190, da Polícia Militar; ou no 197, da Polícia Civil. Todo cuidado é pouco para que a festa – tão celebrada e aguardada nos quatro cantos do país – seja realmente algo divertido e prazeroso.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content