Aumento da conta de água do Saae não garante melhora no serviço

Foto Site Prefeitura de Sobral
Compartilhe

Apesar dos reajustes, de acordo com os usuários, a prestação de serviços do órgão deixa a desejar

A taxa de lixo criada pela Prefeitura foi inserida na conta de Água – Foto: Edwalcyr Santos/Sistema Paraíso

O ano de 2023 foi marcado por polêmicas com relação aos aumentos inseridos na conta de água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (Saae). Apesar dos reajustes, de acordo com os usuários, a prestação de serviços do órgão deixa a desejar. As contantes falta de água, vazamentos de esgoto e água potável e a deficência na coleta de lixo deixam a população de Sobral indignada com os aumentos que não significam melhora no serviço prestado pelo Saae.

Em outubro do ano passado a autarquia realizou uma audiência pública para anunciar que solicitou à Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris-CE) aumento de 62%, na conta de água dos sobralenses.

Uma das justificativas feitas pelo Saae para o reajuste é que o “Plano Municipal de Saneamento Básico foi planejado em 2013 e necessita com urgência ser atualizado”.
Em novembro a Aris aprova o reajuste respeitando as sugestões dos presentes na audiência pública. Uma das susgestões aceitas foi a do repórter Edwalcyr Santos que sugeriu parcelar o aumento para não pesar tanto no bolso do usuário.

“Não concordo com o reajuste porque o Saae não tem moral para isto, pois não presta serviço de qualidade e quer aumento. Se a Aris fizer uma fiscalização de como está situação dos serviços da autarquia, inviabilizaria o reajuste”, disse Edwalcyr.

No mesmo mês de novembro foi aprovada pela bancada do prefeito de Sobral a criação da taxa de lixo que entrou em vigor a partir do dia primeiro de janeiro de 2024. A taxa foi inserida na conta de água. O Sistema Paraíso foi às ruas nos primeiros dias do ano para atendendo denúncias de moradores sobre acúmulo de lixo e vazamento de esgoto.

No bairro Cidade José Euclides na rua Mons. Aloísio Pinto de frente à Estação de Elevação de Esgoto com as obras paralisadas os moradores reclamam de um vazamento sem solução apesar do Saae ter ciência do fato.

Já na rua 12 de Outubro no bairro Vila União os moradores denunciam vazamento de esgoto e acúmulo de lixo em um mesmo trecho da via. De acordo com o Sr. Francisco José que mora na rua que quase todos os dias o esgoto vaza. “Eles vêm pela manhã e à tarde o esgoto começa de novo a vazar”, disse o morador que afirmou ainda que a Prefeitura começou a fazer limpeza no bairro e jogou todo o lixo na rua ocupando metada da via.

Dona Maria de Loudes disse que quando chove a situação dica mais crítica. “Eu aguento o fedor porque é o jeito”, disse a moradora que afirmou ainda que está vendendo seu imóvel devido ao problema.

O Portal Paraíso tentou contato com a assessoria de imprensa do Saae, mas não teve retorno.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content