Enem 2023: notas serão divulgadas nesta terça-feira pelo MEC

Foto: Edwalcyr Santos/Sistema Paraíso
Compartilhe

O MEC divulgará os resultados na Página do Participante, que pode ser acessada com o login único da plataforma gov.br

Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 nos dias 5 e 12 de novembro de 2023 poderão conferir suas notas nesta terça-feira (16). O Ministério da Educação (MEC) vai divulgar os resultados na Página do Participante, que pode ser acessada com o login único da plataforma gov.br.

Mais de 3,9 milhões de pessoas participaram do Enem 2023, que avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O exame é composto por quatro provas objetivas, de linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza, e uma prova de redação.

As notas dos chamados “treineiros”, que fizeram o exame para autoavaliação, sem concorrer para as vagas, serão divulgadas em março. O espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias, após a divulgação dos resultados.

O MEC reitera que os textos são avaliados de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência; e que a nota pode chegar a 1000 pontos, mas que há fatores que podem resultar em nota zero. Entre esses fatores estão fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Os resultados também são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Esta é uma matéria gerada por inteligência artificial, baseada nas informações fornecidas pelo usuário. Ela não reflete necessariamente a opinião do Bing ou de qualquer outra fonte oficial. Para mais informações, consulte o site do MEC.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content