Prefeitura de Sobral faz ampliação de fiscalização em torno do mercado central durante o lockdown
A decisão e a proposta final por meio de decreto municipal têm como objetivo diminuir os casos de COVID-19 em Sobral.
A prefeitura municipal de Sobral decidiu tomar novas medidas para o entorno do Mercado Público Central e do Beco do Cotovelo, visando impedir a disseminação da Covid-19 no município.
A partir desta segunda-feira (08/03), ficou definido que só será permitida a circulação nessas áreas nas seguintes situações:
– Serviço de delivery a partir das 14h;
– Serviço de abastecimento dos estabelecimentos comerciais das 5h às 8h;
– Serão permitidos três veículos cadastrados por estabelecimento comercial;
– Circulação de pedestres apresentando comprovante de necessidade.
As medidas passaram a vigorar até o dia 21 de março.
Os principais fatores de risco para COVID-19 grave são: idade avançada, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), doença cardiovascular (insuficiência cardíaca, insuficiência coronariana, cardiomiopatia), diabetes tipo 2, obesidade (IMC de 30 ou mais), doença renal crônica, imunossupressão por transplante de órgãos e tratamentos contra o câncer.
As pessoas podem pegar a COVID-19 de outras pessoas que têm o vírus. A doença se espalha principalmente de pessoa para pessoa através de pequenas gotas do nariz ou da boca, que são expelidas quando uma pessoa com COVID-19 tosse, espirra ou fala. Essas gotículas são relativamente pesadas, não se espalham para muito longe e rapidamente se depositam nas superfícies e chão.