Projeto visa conscientizar e incentivar a doação de sangue, órgãos, tecidos e leite materno
A proposta também prevê a realização de campanhas
Doar sangue, órgãos, tecidos e leite materno pode salvar vidas e ajudar muitas pessoas que precisam desses recursos. Pensando nisso, um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados propõe criar a Política de Conscientização e Incentivo da Doação de Sangue, Órgãos, Tecidos e Leite Materno, chamada de Promoção 3D.
O objetivo é esclarecer dúvidas, quebrar tabus e preconceitos que possam impedir as pessoas de doarem, além de fortalecer os valores de solidariedade e cidadania. A proposta também prevê a realização de campanhas, palestras e atividades educativas sobre a importância e os benefícios das doações, em parceria com instituições especializadas.
O autor do projeto, o deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), afirma que o Brasil tem o maior sistema público de transplantes do mundo, mas que ainda há uma grande carência de órgãos disponíveis para os pacientes que necessitam. Ele também aponta que os bancos de sangue e de leite materno sofrem com a baixa oferta desses materiais.
“A demanda tem ultrapassado e muito a oferta. Pacientes continuam morrendo por causa da escassez de órgãos para transplantes. Além disso, muitas crianças prematuras e de baixo peso dependem do leite materno doado para sobreviver. E o sangue doado pode salvar vidas em casos de emergência, cirurgias e tratamentos”, explica o parlamentar.
O projeto de lei ainda precisa ser analisado pelas comissões da Câmara dos Deputados antes de ir a plenário. Se aprovado, poderá contribuir para aumentar o número de doadores no país e melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas.