Inscrições para o Prouni 2024 terminam nesta quinta-feira
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), esta é a maior oferta de bolsas desde o início do programa, em 2005
Os estudantes que desejam ingressar no ensino superior com bolsas de estudo têm até esta quinta-feira (1º) para se inscrever no Programa Universidade Para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2024. O programa oferece 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais e 97.451 parciais, em 15.482 cursos de 1.028 instituições privadas de todo o país.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), esta é a maior oferta de bolsas desde o início do programa, em 2005. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Para se candidatar, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022 ou 2023 e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas. Além disso, o estudante não pode ter zerado a redação nem ter sido treineiro no Enem.
O Prouni é destinado aos estudantes que não possuem diploma de nível superior e que atendam a critérios de renda e escolaridade. Para concorrer às bolsas integrais, é necessário comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 6 de fevereiro, e os candidatos pré-selecionados deverão comparecer às instituições de ensino para comprovar as informações prestadas e fazer a matrícula. A segunda chamada será no dia 27 de fevereiro, com o mesmo procedimento.
Os candidatos que não forem selecionados em nenhuma das duas chamadas poderão manifestar interesse na lista de espera, entre os dias 2 e 5 de março, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A lista de espera será usada pelas instituições para preencher as bolsas remanescentes.
O Prouni é um programa do governo federal que visa ampliar o acesso ao ensino superior por meio de bolsas de estudo em instituições privadas. As bolsas são financiadas pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que arrecada recursos com as próprias instituições participantes. O programa é realizado duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre.