Enem dos Concursos pode provocar evasão em órgãos públicos
O estudo contou com a participação de 589 servidores, representando cerca de 30% do quadro ativo do MinC e suas entidades vinculadas
Uma pesquisa recente realizada com servidores do Ministério da Cultura (MinC) sugere que o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), também conhecido como Enem dos Concursos, pode levar à evasão de funcionários em carreiras do Executivo federal que buscam reestruturação. No entanto, o governo federal contesta essa informação.
O estudo, conduzido pelo Departamento de Educação e Cultura (DEC) da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), contou com a participação de 589 servidores, representando cerca de 30% do quadro ativo do MinC e suas entidades vinculadas.
Os resultados revelaram que quase 70% dos participantes estão se preparando para outros concursos, e mais de 75% deles pretendem participar do Enem dos Concursos. No entanto, mais de 90% dos servidores afirmaram que permaneceriam no MinC e em entidades vinculadas se o governo atendesse às demandas da Cultura.
Os responsáveis pela pesquisa destacam que, em muitos casos, a evasão no Executivo Federal ocorre exclusivamente devido à falta de valorização das carreiras. Eles argumentam que os resultados são importantes para alertar o governo sobre o risco real de perder não apenas mão de obra especializada, mas também servidores que possuem conhecimento estratégico em áreas-chave da Cultura.
“Não temos a intenção de expor, muito menos recriminar colegas que buscam algo simples: dignidade”, afirma a entidade.