Educação infantil avança no Brasil apesar dos desafios

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
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O país registrou mais de 4,1 milhões de matrículas nessa etapa da educação básica

O Brasil está perto de alcançar uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) para a educação infantil: garantir que pelo menos 50% das crianças de até 3 anos estejam matriculadas em creches. Segundo o Censo Escolar 2023, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o país registrou mais de 4,1 milhões de matrículas nessa etapa da educação básica, um aumento de 20,8% em relação a 2021.

Esse crescimento é resultado do esforço conjunto de diversos atores sociais, como prefeituras, organizações não governamentais, empresas privadas e famílias, que reconhecem a importância da educação infantil para o desenvolvimento integral das crianças e para a redução das desigualdades educacionais. A pandemia de Covid-19, que afetou gravemente o funcionamento das escolas e a aprendizagem dos estudantes, também serviu como um alerta para a necessidade de ampliar e fortalecer a oferta de vagas em creches, especialmente para as famílias mais vulneráveis.

De acordo com o diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Moreno, o Brasil tem boas chances de cumprir a meta do PNE até 2024, último ano do prazo estabelecido pelo plano. “Depois da pandemia, a gente voltou a crescer de forma bastante expressiva, ultrapassando [a marca de] 4,1 milhões de alunos matriculados em creche. Vale destacar que, se a gente tem no PNE a meta de alcançar 50% do corte até 3 anos, estamos muito próximos disso. É possível, dependendo do comportamento da matrícula em creche em 2024, que é o último ano do horizonte do plano”, afirmou.

O Censo Escolar 2023 também revelou que o Brasil tem 76,7 mil creches registradas, sendo que 66,8% das crianças estão matriculadas na rede pública e 33,2%, na rede privada. Além disso, 50,4% das crianças da rede privada estão em instituições conveniadas com o poder público, o que demonstra a existência de parcerias entre os diferentes setores da sociedade para garantir o acesso à educação infantil. Outro dado positivo é que 99,8% das crianças de creches públicas estão matriculadas em escolas municipais, o que evidencia o protagonismo dos municípios na gestão e na oferta desse serviço educacional. Além disso, 57,9% das crianças de creches públicas estão em tempo integral, o que favorece a qualidade da educação e a conciliação entre trabalho e família.

A educação infantil é considerada a primeira e mais importante etapa da educação básica, pois é nela que se formam as bases cognitivas, afetivas, sociais e culturais das crianças. Estudos mostram que as crianças que frequentam creches de qualidade têm mais chances de ter um bom desempenho escolar, de concluir os estudos, de ingressar no mercado de trabalho e de ter uma vida saudável e cidadã. Por isso, investir na educação infantil é investir no futuro do país.

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