Google Drive ganha atualização que melhora a reprodução de vídeos

Compartilhe

A novidade no streaming de vídeos via Google Drive vale para qualquer plataforma.

O Google anunciou uma nova e aguardada atualização para todas as versões do Google Drive, a plataforma de armazenamento e gerenciamento de dados da empresa. A principal novidade está na forma com que o serviço lida com vídeos.

A partir de agora, a reprodução de conteúdos em vídeo no serviço fica consideravelmente melhor e mais dinâmico. Isso porque a empresa adotou o padrão Dynamic Adaptive Streaming via HTTP, tecnologia também conhecida como transmissão dinâmica adaptativa.

Na prática, agora a reprodução de vídeos está diretamente ligada com a qualidade da conexão. Se a velocidade da internet estiver baixa, o vídeo não é pausado por alguns segundos para carregar.

O que acontece agora é que ele tem a resolução ou taxa de quadros por segundo reduzida para manter a exibição do conteúdo sem travamentos ou engasgos. Além disso, o Google promete um menor atraso entre você clicar em um vídeo e ele começar a tocar.

O Google prometeu ainda uma redução no tempo de espera para carregar um vídeo no geral, mesmo se a reprodução acontecer em altas velocidades. Por enquanto, apenas novos clipes armazenados serão atualizados para esse novo esquema de reprodução, enquanto clipes já guardados receberão a melhoria ao longo dos próximos meses.

Fora o aguardado aprimoramento na reprodução de vídeos, o Google Drive também começou a ganhar um novo visual para o recurso de busca. Esse mecanismo por enquanto só está disponível no iOS, mas logo chega também aos dispositivos Android.

O novo sistema simplifica o acesso a filtros, mostra resultados relevantes enquanto você digita um termo de pesquisa e permite a seleção de várias categorias durante a pesquisa para achar um resultado de forma precisa.

A atualização já começou a ser disponibilizada para todos os usuários do Google Drive. Isso inclui tanto contas do Google Workspace quanto quem não é assinante de nenhum plano de benefícios da empresa, mas usa a plataforma de armazenamento.

Vale lembrar, entretanto, que esse tipo de atualização costuma ser gradual e separado por região. Alguns usuários podem levar até dias para receberem as melhorias no Google Drive.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content